terça-feira, 9 de abril de 2013

Uma Fé meio Brasileira.


“A grama do vizinho é sempre mais verde.” Essa é uma frase que todos ouvimos alguma vez, e creio que quando as crianças a ouvem, não entendem seu verdadeiro sentido, mas não importa, porque fica nas suas mentes, gravado, esperando para eles viraram adolescentes e logo adultos moldados por esses e outros conceitos impostos que se pararmos para pensar não conseguimos dizer de onde vieram, mas sempre estiveram lá, portanto são verdade e fim de discussão. Se você concorda que é certo porque estava lá, te darei duas opções. A primeira é para o caso de você não se propor em ouvir a segunda, logo você deve fechar está aba e se trancar na sua casa pelo resto da sua vida, impedindo assim que outras pessoas sejam contaminadas por sua mente fechada. A segunda é ver o que temos a dizer, e então seguir o seu rumo como lhe parecer melhor.
A grama do vizinho é sempre mais verde. Claro quando você está no Brasil, qualquer grama no mundo que não seja argentina parece melhor (senso de humor, por favor). Mas voltemos para a parte do Brasil, ouvimos isso e pensamos em muita coisa, futebol, carnaval, mulheres, florestas, mas agora falando como alguém que realmente mora aqui, talvez o jeitinho brasileiro seja o que mais acompanha. Tudo feito no Brasil é feito pela metade, ou nem é feito, quando está pronto é porque foi feito errado e assim vai, certo? Errado. Claro o país tem incontáveis e incontáveis problemas e parece que estamos cada vez mais sucumbindo em um buraco cada vez mais fundo onde não há nada a não sermos nós mesmos que possa ser aproveitado. Isso é fundamentado porque a única coisa que vemos do vizinho é seu jardim. Claro o encanamento aqui de casa precisa ser trocado, mas se formos jantar na casa de nossos vizinhos poderemos ver que o casamento deles está acabando, ou que o outro casal que mora em nossa frente só consegue comer peixe cru porque o fogão está sem gás. Se ainda não me deixei claro, vou simplificar desta maneira. Existe muita produção brasileira boa, culturalmente falando. Coisas que são tão gigantemente incríveis que seria um erro total taxa-las de ruim apenas por que elas vêm de um país com tantos defeitos. Defeitos têm em todos os lugares, é triste, mas temos de conviver com eles, a melhor maneira é nos enchermos de coisas boas e prestativas, no meio de tudo isso ficaria até mais fácil não ver tanta merda como BBB por ai.
Tendo dito isso agora posso anunciar uma nova série no 4x1 que chamaremos de “Acervo Nacional” – Serão postagens que pode ser falando sobre um filme, um Cd, um livro, um ator, um artista ou um ninguém, e por ai vai, mas todos brasileiros, coisas ou pessoas de quem possamos ter orgulho por estar no mesmo lugar. Não irão ser matérias tipo Wikipédia, algo mais como: Qual foi nossa experiência com essa coisa? Que sensação nos causou? Tudo com o bom e velho toque que vocês acompanham há um tempo (se é sua primeira vez, vai dar uma lida nos textos e volta depois aqui) para que possamos passar para frente esse material bom que não tem por que ficar escondido. Gostaria também de pedir que vocês contribuam com essa série, Comentem também o que acham caso já conheçam o que foi falado ou que indiquem outras produções para que possamos também nos abrir para mais material novo, bom e nacional. Esperamos assim diminuir, mesmo que um pouco, o preconceito que nós mesmos tínhamos até um tempo atrás. Portanto leia, comente, divulgue, porque a série também é para ser feita por vocês. Obrigado.
                                                        -Nick
PS: Só deixando claro que não estamos apoiando um nacionalismo sem fronteiras, nada mais chato que alguém que só sabe falar bem do Brasil e não se propõe a conhecer a cultura dos outros países. Tenha dó, vamos balancear isso ai. Extremismo é insuportável.                
                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário