terça-feira, 9 de abril de 2013

Acervo Nacional - Tribalistas


Não tinha como não abrir a série com o que deve ser meu Cd favorito de MPB.
Tribalistas foi um trio composto pelos músicos Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte. Tendo um só Cd lançado com o mesmo nome.
Conheci essa experiência quando eu estava na primeira série. Tínhamos que cantar uma das músicas do Cd em alguma apresentação da escola, não me recordo direito, mas lembro que gostava muito de ouvir ela quantas vezes fosse necessário até que a turma inteira aprendesse. Talvez por causa disso Tribalistas para mim tenha som de nostalgia. Mas é algo mais forte do que uma simples memória daquela velha infância. É um caminho para uma vida de criança que não sei bem se eu vivenciei, ou só tive na minha imaginação, mas seja qual for, é muito boa.
O Cd em si é bem calmo, tirando pelas duas primeiras e duas últimas músicas, mas no geral é MPB meio lounge com vocal, violão e percussão que conta com a participação de um acordeão em um par de músicas.
Mas as letras......ah as letras. É pura poesia que fecha cada compasso com a suavidade de uma folha, as metáforas, relevâncias e verdades que são jogadas pra fora com o som trazem uma sensação de paz. Perdão se acabo por ser um tanto piegas “demais” nesse post, mas estou escutando o Cd enquanto escrevo, portanto fica difícil não se deixar levar.

Os três músicos não estão na lista dos meus top 5 mas o Cd sim. O que não desconsidera o trabalho de cada um individualmente, quem conhece pode ver que há um pouco de cada um assim que as músicas vão se desenrolando.  
Tribalistas surgiu sem grandes expectativas, mais como uma mera brincadeira. Arnaldo Antunes (Ex membro da banda Titãs), pediu que Marisa Monte (considerada por alguns a maior cantora brasileira) que gravasse uma participação no Cd que estava sendo produzido por Carlinhos Brown (músico que tem como inspiração uma levada mais Funk e Soul dos 70). Juntos eles criaram algumas músicas e um tempo depois decidiram gravar, criando o Cd que vendeu mais de dois milhões de cópias.  Os três já foram vítimas de garrafadas e xingamentos em festivais como o Rock in Rio por acabarem sendo escalados para um dia não compatível com seu estilo. Concordo que é um tanto desconfortante escutar MPB quando você comprou um ingresso para ouvir AC/DC, mas acho que desrespeito com pessoas dessa maneira não chega nem a ser discutível, “mas não podemos nos vingar, é só lembrar como é bom e ao amor se render.”
Portanto se não conhecem, tomem um pouco do seu dia para ouvir. Venha comemorar, escandalizar, carnavalizar e namorar. Se conhece, gosta, desgosta deixe seu comentário e também indiquei outras produções. Obrigado.
 - Nick

4 comentários:

  1. Este foi um encontro que funcionou muito bem. Talvez uma experiencia unica.

    ResponderExcluir
  2. Ah! um outro encontro histórico de grande proporções foi os "Doces Barbaros".
    Encontro de um único álbum. Embora o quatros músicos são amigos intimos e de mesmo grupo. Mas existe somente um álbum gravado e que é ao vivo.
    Importante também é a presença da cidade de Florianópolis neste contexto excluvivamente bahiano. Pois, foi aqui que o quarteto teve uma parada obrigatória em sua trajetória por um ano, devido a prisão de Gilberto Gil porte de maconha.
    Embora fosse um grupo já acostumado a tocar juntos, mas como registro de um trabalho, esse seria o único trabalho deles sobre este nome.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecíamos esse último trabalho, obrigado pela recomendação daremos umas olhada.

    ResponderExcluir
  4. "Venha comemorar, escandalizar, carnavalizar e namorar..." Será que você vai continuar achando o mesmo sobre eles depois que essa paixão (não pelo trio) passar? Eu gosto da poesia do Arnaldo - sinto alguma coisa meio indigesta nos personagens da Marisa e do Brown... Em tempo: tenho muitas lembranças legais com essa trilha sonora.

    ResponderExcluir