sábado, 9 de março de 2013

O Filme tem que ser Ruim para ser Bom?

Sendo um amante da sétima arte gosto da passar o tempo desenvolvendo teorias e discutindo filmes, tive uma reflexão a poucos momentos que achei um pouco interessante:

Existem filmes que conseguem agradar a todos ou pelo menos quase todos os gostos. Ultimamente quem tem saído muito na mídia como diretor de filmes desta categoria é o Christopher Nolan, com grande sucesso na trilogia Dark Knight e Inception, é muito difícil encontrar alguém que não goste desse filme, não porque existe medo de criticá-los e ser taxado de algo, mas sim porque o filme mistura temáticas aclamadas com histórias que conseguem se manter vivas mesmo depois que o filme acaba, e com um estilo de desenvolvimento da trama que dificilmente vai aborrecer até mesmo o critico mais xarope.

Mas e os filmes que marcaram sua vida? Os que você vai se lembrar pra sempre mesmo depois que Mark Rufallo tente apagar sua memória de trás pra frente (Eternal Sunshine of Spotless Mind).

Ou os filmes que moldaram sua opinião? Os quais a primeira e segunda regra não me permitem falar (Fight Club).

Até o filme que definiu toda sua infância, mesmo que tenha traição em família,assassinato, um macaco macumbeiro louco e hienas dementes, será que o tio do rei só queria instalar uma forma de governo em que os animais mais fodidos pudessem conviver iguais? Acho que fui longe demais e consequentemente ele também (Sério, me nego a dizer o nome do filme, se você não sabe toma vergonha nessa cara imbecil).

Filmes em que nunca esperaria que fossem fazer-me sentir coisas que nem quando pessoas próximas morreram senti. Sempre tomando uma pílula roxa de manha, uma azul no almoço, uma laranja à tarde e uma verde à noite (Requiem for a Dream)

Poderia continuar, mas esse não e o ponto. O que eu quero dizer é que todos os filmes que eu citei não são obras que TODAS as pessoas gostaram, se interessam ou até mesmo assistiram, e não porque eles são obras cult renomadas quais fossem preciso ser muito inteligente ou parecer muito inteligente para entender ou fingir que entendeu, esses filmes não agradam a todos porque mexem com gostos muito pessoais.

Todos sabem que pessoas têm gostos muito diferentes. É muito raro achar alguém que goste exatamente das mesmas coisas da mesma forma que você caro leitor (a). Caso isso aconteça case-se. Então o que eu venho tentando dizer é que os filmes que lhe marcaram ou marcarão provavelmente não serão os mega-blockbusters e sim os que você baixou de madrugada e não esperava se quer que valessem a pena. Pode soar como apologia ao Underground, mas espero que tenham entendido o que eu tentei dizer.

Ao imbecil que está lendo isso agora enfurecido. Eu não falei mal do Nolan, eu até acho ele um grande diretor, (poderia ser considerado um dos melhores da nova geração) talvez seja bom se acalmar um pouco.

Ao imbecil maior ainda. Favor não esquecer que eu sou só um moleque que beira os 17 anos e acima de tudo esse texto e apenas um pensamento meu.
                                                                           -Kauwba 

Um comentário: